Blog

Itália

Como cidadã italiana eu tenho uma adoração pelo país, cultura e principalmente por sua gastronomia. Apesar de ser baseada em massas e queijos, a culinária utiliza muita COMIDA DE VERDADE, fresca e natural, livre de aditivos químicos sintéticos, por isso o sabor acaba sendo incomparável.

Nem só de massa se vive na Itália não é mesmo? Então vamos para algumas dicas para tornar a sua viagem gastronômica mais saudável!!

E a nossa viagem começa pela Bella Roma!! Difícil não se encantar pelos restaurantezinhos lindos que ficam nas ruelas da cidade.

O Salotto 42 é um lugar bem frequentado pelos romanos no Happy our. Ambiente super descolado, com bastante variação de petiscos e vinhos.

http://salotto42.space

Inevitável, mas a frase Pasta e basta é a que mais se adequa por aqui..rsrs

Claro que não precisamos comer massa o dia inteiro, mas convenhamos que a verdadeira massa italiana é incomparável. A massa é caseira, feita artesanalmente, o molho não é processado cheio de glutamato e aditivo químico.


Aqui vai algumas dicas para pedir opções mais saudáveis:

  • Quando pedir massa, fique atento ao molho! Tente fugir de molhos a base de queijos ou crème de leite. Dê preferência aos molhos de tomate natural!

  • Escollha sempre uma proteina de acompanhamento na massa, assim vai promover mais saciedade e ajudar a reduzir o índice glicêmico da refeição!

  • Acrescente azeite de oliva que além de ser rico em omega-9, vai acrescentar gorduras boas, reduz o indice glicêmico e agrega mais compostos bioativos!

  • Esse meu prato é Spaghetti ao molho pomodoro com pedaços de salmão e regado a muito azeite de oliva! Humm a Itália!! Quanto sabor num só prato!

E de jantar, escolhemos o restaurante (Angelino ai Fori), comida boa e fica bem ao lado do Coliseu, como já comi minha dose diária de pasta no almoço resolvi pegar leve no jantar e fui de Risotto de Funghi. Além de ser uma refeição mais leve, livre de glúten, o funghi é uma excelente proteina vegetal que auxilia no aumento do sistema imunológico.

http://www.angelinoaifori.com

Ah, a Toscana… quanta beleza e ao mesmo tempo tudo tão simples que encanta.

E de presente ainda ganhamos um duplo Arco iris para deixar tudo ainda mais lindo.


E na Estrada a caminho a Firenze encontramos diversos vinhedos e vinículas. Não é a toa que a Itália produz os melhores vinhos do mundo, seu clima e solo são muito favoráveis para o plantio de uvas. O vinho, de boa qualidade, também é considerado um super alimento, isso porque contêm Resveratrol, um dos melhores antioxidantes que auxiliam no rejuvenescimento da pele e prevenção de doenças cardiovasculares.


E a viagem continua por Firenze, uma das cidades mais lindas da Itália, berço do Renascimento, essa charmosa cidade respira cultura.

A cidade encanta em cada detalhe, tudo é lindo, parece uma cidade de conto de fadas.

E no almoço em Firenze eu escolhi um Bowl de salada, pode parecer brincadeira, mas meu organismo tem necessidade de salada. Na Itália acabamos consumindo muito carboidrato e pouca proteína, bem ao contrário do que deveríamos consumir, mas é o comportamento alimentar deles. Então quando vi take away de saladas, eu não pensei 2x já fui logo pedindo uma com bastante proteina: ovos caipiras e atum, que me promoveram bastante saciedade ao longo do dia. E para acompanhar vem um pãozinho 7 cereais com castanhas e amêndoas.

Ah e os Gelatos!!! Como resistir? São tantos sabores e cores! Mas calma dá para você comer sem culpa! Tem muitas opções saudáveis de frutas. O verdadeiro Gelato não contêm gordura trans, ele é feito de frutas naturais com oleo de côco e ainda não contêm lácteos! Que maravilha não é mesmo? O difícil é comer 1 só!

Esse meu Gelato foi de Puro Cacau com Sorbet de framboesa e casquinha de castanhas. Pensa numa delicia e agora multiplica por 1000 e fica feliz pois você come sem culpa! Framboesa e cacau batidos com oleo de côco! Só alimentos do bem!


Mas você pode fazer em casa um similar, anota ai a receitinha:

Sorbet de Frutas Vermelhas

  • 1 xícara de frutas vermelhas congeladas (morango, blueberry,framboesa)

  • 2 col. de sopa de óleo de côco

  • 2 bananas congeladas

Liquidificar tudo e servir!

E num mercadinho qualquer em Firenze…. Quanta cor, sabor, aroma e nutrientes, ai a nutri pira né? Muita comida fresca de verdade! Ingredientes orgânicos selecionados.

Não deixe de comprar cerejas frescas, o sabor é incomparável… ah não tem preço sentar na praça e ficar admirando Firenze e comendo cerejas..Chique, barato e saudável hein! A cereja é fonte de vit A, C, ferro, excelente antioxidante e antiinflamatório que auxilia na prevenção e tratamento de dores articulares e possui grandes concentrações de Melatonina (hormônio natural do sono), sendo muito eficaz no tratamento de insônia.


E o lindo e saboroso limão siciliano, típico da Itália, vale a pena comprar pelo menos 1 limãozinho e expremer em 1 copo de água para tomar em jejum, principalmente quando estamos viajando que acabamos comendo além da conta.

O sumo, tomado como bebida depurativa, rica em vitamina C e bioflavonoides antioxidantes, estimula o metabolismo hepático e a desintoxicação.


Ah Venezia… uma das cidades mais lindas e românticas do mundo.

Não deixe de fazer o passeio de gôndolas e admirar a linda cidade que fica no meio dos canais.

Você encontra diversos restaurantes a beira mar com muita frutos do mar e pasta típica italiana é claro.

Eu fui de Risoto de camarão com abobrinha! Explosão de sabores, cores e temperos, que só a Itália tem..

Verona, a bela cidade que inspirou Willian Shakspere a escrever o romance Romeu e Julieta.


E todos os dias no centrinho de Verona temos o tradicional Mercado de Pulgas.

Aqui você encontra de tudo, desde roupas e acessórios `a frutas e verduras orgânicas.

Uma excelente opção de lanchinho da tarde é esse super pote de frutas frescas e orgânicas compradas ali mesmo no Mercado de Pulgas por E$3,00.

E no Mercado encontrei muitas comidinhas diferentes, temperos, especiarias, pastas, azeites etc. Ah confesso que foi difícil me tirar dessa feirinha rsrs, como toda nutri que ama cozinhar, eu ADORO uma feira, principalmente quando estou viajando, pois nesses lugares que conhecemos a comida típica local e os temperos utilizados. Não preciso nem dizer que sobrecarreguei minha mala com essas novidades, esse é o meu verdadeiro parquet de diversões.


Olha a infinidade de pastas italianas.. Encontrei massas caseiras feitas de beterraba, tomate, espinafre e até massa de cacau, que maravilha né? E o melhor de tudo, elaboradas somente com ingredientes naturais, sem corantes artificiais! E o preço super acessível, bem melhor comprar em feirinhas que você ainda tem a possibilidade de barganhar do que comprar em lojas ou supermercados.

Olha outra opção bacana que encontrei: Azeite de oliva em spray aromatizados. Tem azeite sabor alho, limao siciliano, manjericão, pimenta, hortelã.. Além de ficar uma delicia nas saladas, massas e afins, ainda agregam mais propriedades funcionais! Dá para trazer 1 de cada por favor? Rsrs



E na casa de Julieta, muitos cadeados e bilhetinhos apaixonados! E bem do ladinho da casa de Romeu e Julieta, olha só o que eu encontrei…

Humm.. Foundae de Frutas com Chocolate…combinação bem romantica para combinar com esse cenário de amor! Mas calma, encontrei chocolate 70% cacau também hein! Dá para ser feliz e comer sem culpa! O cacau é fonte de triptofano, um aminoácido precursor de serotonina, que causa sensação de prazer e bem-estar e ainda modula stress, ansiedade e compulsão.



Ah Milano, a cidade mais moderna e cosmopolita da Itália.



Aqui você encontra de tudo, desde a típica culinária italiana até as mais exóticas e contemporânea gastronomia. Acabamos jantando no hotel, pois o cansaço foi grande. Pedi uma torre de salmão com laminas crocantes de batata e queijo cottage e para acompanhar 1 taça de vinho branco.

Outra coisa que você encontra muito na Itália é a pasta de Sepia (Tagliolini Nero Di Seppia). Pasta típica italiana tem essa cor negra pois é tingida com tinta de lula.

Se encontrar não deixe de levar, no Brasil é uma fortuna e olha o precinho que você encontra por lá.. apenas E$3,90!

Segue uma receita maravilhosa e super saudável para fazer com a Pasta de Seppia! Fica realmente espetacular!

Receita:

Ingredientes:

  • 1/2 pacote de pasta de seppia

  • 1/2 kg de camarões

  • 300g de lula

  • 3 tomate

  • 1 cebola roxa

  • 1/2 maço de manjericão

  • azeite de oliva

  • sal rosa e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Cozinhe a massa normalmente. Para o molho de tomate caseiro: Liquidifique os tomate, cebola, manjericão, azeite, sal e pimenta. Refogue a lula e os camarões com o molho até cozinhar bem. Após escorra a água do macarrão e coloque -o na frigideira junto com os frutos do mar e vá acrescentando temperos a gosto. Vá mexendo até incorporar todos ingredientes e pronto!

Bom Apetite!

Arrivederci Itália!! Até a próxima!


Featured Posts