Blog

Os Benefícios do Cacau

O cacau é o fruto da árvore cacaueiro, originário na Amazônia, considerado um alimento funcional, pois contêm mais de 300 compostos bioativos, entre eles, feniletilamina, teobromina, e muitos polifenóis, como flavonóides. Contêm muitas vitaminas e minerais, como o potássio, cobre, magnésio, cálcio, zinco e aminoácido triptofano.

O Cacau é considerado um excelente antioxidante, pela ação dos flavonóides, que garantem melhora do sistema imunológico, combatendo a ação dos radicais livres, prevenindo câncer, doenças cardíacas e retardando o processo de envelhecimento.


Por ser fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, promove sensação de bem estar, proporcionando redução da compulsão alimentar, depressão e ansiedade garantindo bom humor e emagrecimento.


Os polifenóis do cacau podem melhorar a sensibilidade à insulina, auxiliando também no emagrecimento e prevenção de diabetes.

O cacau é uma excelente fonte de magnésio, 50 gramas de cacau contém aproximadamente 275 mg do mineral. A deficiência de magnésio no organismo de mulheres em fase reprodutiva pode levar ao desenvolvimento de sintomas de depressão: ansiedade, irritabilidade,insônia, fadiga e dores de cabeça e TPM.


A FAO recomenda que mulheres a partir dos 10 anos consumam 220 mg/dia de magnésio. Este valor é reduzido para 190 mg/dia para mulheres a partir dos 65 anos (para homens adultos – de 19 a 65 anos – a recomendação é de 230 mg/dia), isso explica a vontade que muitas mulheres sentem de comer chocolate no periodo pre menstrual. O magnésio também promove saúde cardíaca, fortalecendo o coração, auxiliando no eficaz bombeamento sanguíneo.


O consumo diário de pelo menos 5g de cacau ao dia, auxilia no aumento do HDL (colesterol bom), bombeamento sanguíneo, reduzindo ainda a formação de coágulos sanguíneos, ataques cardíacos e derrames.que atua eliminando o LDL (colesterol ruim) do organismo, melhorando a pressão arterial e prevenindo entupimento de artérias e doenças cariovasculares.


Nosso querido chocolatinho pode ser um grande aliado a nossa saúde e dieta, mas é claro, dê preferência sempre para os chocolates com maior concentração de cacau, como o 70% cacau e fuja dos chocolates brancos e ao leite que possuem muito açúcar e gordura hidrogenada.

Algumas dicas de chocolates saudáveis para você comer sem culpa!


Featured Posts
Posts are coming soon
Stay tuned...
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon