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Alimentos que contribuem para saúde e beleza da pele


Esses alimentos que oferecem nutrientes indispensáveis para a pele merecem fazer parte do seu cardápio diário!!

Cereais integrais

Por conter fibras, os alimentos integrais estimulam o funcionamento do intestino auxiliando na eliminação de toxinas, contribuindo assim, para uma pele bonita. Evitam picos de insulina, hormônio que quando em excesso, provoca inflamação nas células, e consequentemente, a acne. A aveia é rica em zinco e silício atuam na renovação celular e previnem a formação de oleosidade.


Recomendação:

  • 1 col. sopa de farelo de aveia no desjejum; 3 col. sopa de arroz integral ou mix de farelos integrais (farelo de aveia, quinoa em flocos, farinha de linhaça dourada) na salada de frutas.

Peixes de água fria (sardinha, salmão, atum)

Estes peixes são ricos em ômega-3 que possuem efeito antiinflamatório, melhorando as inflamações e acne.

Recomendação:

  • Consumir aproximadamente 200 g desses peixes em torno de 3 x por semana.

Frutas e legumes alaranjados (cenoura, abóbora, mamão e manga)

São fontes de vitamina A, essenciais para manter a pele lisa e saudável e reduzir a formação de oleosidade. Possuem betacaroteno que promovem um bronzeado lindo e duradouro.

Recomendação:

  • 1 porção em 1 das refeições pelo menos 4 x por semana.

Abacate e açaí

Eles previnem acne e rugas precoces e melhoram a hidratação da pele. O abacate possui ácido oleico e o açaí possui antocianinas, que são substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.

Recomendação:

  • 1 col. sopa de abacate diariamente e 1 tigela de açaí, sem xarope de guaraná 3 x por semana.

Sementes de chia, linhaça e abóbora

A semente de chia e de linhaça dourada possuem boas doses de ômega-3 e fibras, onde evitam picos de insulina. A semente de abóbora é fonte de proteínas, vitaminas e minerais, como o zinco que auxilia na beleza da pele, controlando a oleosidade e acne.


Recomendação:

  • 2 col. sopa de semente de linhaça, abóbora ou chia todos os dias.

Folhas e legumes verdes escuros (Brócolis, couve, agrião)

As hortaliças do grupo das brássicas, fornecem fibras e minerais (enxofre, magnésio e zinco), que destoxificam o organismo, deixando a pele mais bonita.


Recomendação:

  • 1 prato de sobremesa desses vegetais em pelo menos 1 das refeições e 1 copo de suco verde pelo menos 3 x por semana (bata 100 ml de água + 1 punhado de couve ou agrião + suco de 1/2 limão + 1 rodela de abacaxi.


Oleaginosas (Castanha-do-pará, castanha-de-caju, amêndoas)

Ricas em selênio, excelente antioxidante, que combate o envelhecimento precoce e acelera o processo de cicatrização da pele. Possuem zinco, que regulam a oleosidade da pele.

Atenção a reação de seu organismo, pois algumas pessoas, possuem sensibilidade à arginina, presente nas oleaginosas, onde pode provocar efeito contrário, favorecendo a acne.

Recomendação:

  • 1 porção pequena de mix (Ex: 2 castanhas + 4 amêndoas)

Chá verde

Possui efeito destoxificante, fonte de catequinas e outras substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, como vitaminas C e E, que são um grande aliado para pele lisa e saudável.

Recomendação:

  • 2 xíc. por dia, 3 x por semana. Prefira o chá caseiro, feito com a erva em infusão para preservar os princípios ativos.

Evitar:

Ômega-6

Na dose certa, esse ácido graxo é fundamental para o funcionamento do organismo. A melhor maneira de evitar o excesso é reduzir o consumo de alimentos industrializados e diminuir a quantidade de óleo como soja, milho e girassol.

Alimentos refinados (pão e arroz branco, biscoitos)

Fonte de carboidrato refinado, possuem alto índice glicêmico, ou seja, aumentam rapidamente o nível de açúcar no sangue, estimulando a produção excessiva de insulina. Esse processo causa inflamação e consequentemente a acne.

Leite

O leite de vaca e seus derivados são ricos em substâncias bioativas que estimulam as glândulas sebáceas e com isso aumentam o aparecimento de acne. Além de ser um alimento altamente inflamatório.


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